A Carreta da Mamografia, permaneceu 95 dias em percurso, com 60 dias de atendimento e beneficiou aproximadamente 4 mil mulheres!

 

“Através deste projeto com as Américas Amigas, contribuímos efetivamente para o nosso propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social, sendo inclusivos e oferecendo a oportunidade de detectar e iniciar o tratamento precoce do câncer de mama. Estamos muito orgulhosos do sucesso desta oportunidade de nos alinharmos com a missão do grupo de empresas Daiichi Sankyo.”

– Marcelo Gonçalves, Presidente, Daiichi Sankyo Brasil

Enfatizando a importância da detecção precoce

A detecção precoce do câncer aumenta muito as chances de sucesso do tratamento, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)1, e o rastreamento é considerado uma das formas mais eficazes de detectar sinais precoces de câncer.2

A iniciativa “Mulheres Amigas – Temporada Amazônia” foi idealizada pela Daiichi Sankyo Brasil e realizada em parceria com a Américas Amigas, organização sem fins lucrativos (ONG) que busca estimular a detecção e o diagnóstico do câncer de mama em mulheres de baixa renda na região amazônica de Brasil.

DSBR e Américas Amigas trabalhando lado a lado
O caminhão com seu design atraente para aumentar a conscientização sobre a iniciativa

O percurso

Com início no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, e passando por seis cidades brasileiras, uma carreta equipada com equipamentos de mamografia e ultrassonografia ficou na estrada por 95 dias, sendo 60 desses dias utilizados para atividades de triagem.

Durante esse período, cerca de 4.800 mulheres receberam exames gratuitos. Foram 4742 mulheres atendidas, 4374 mamografias feitas, 228 casos suspeitos e 32 casos confirmados.

Os pilares de ação

Além da detecção e diagnóstico do câncer de mama, por meio de três “pilares de ação”, a iniciativa também visa promover a conscientização sobre a doença e a capacitação dos profissionais de saúde, bem como fornecer suporte inicial a pacientes com diagnóstico de câncer.

O primeiro pilar é “Detecção e Diagnóstico”, que inclui exames gratuitos de câncer de mama (mamografias) para mulheres acima de 40 anos e, se necessário, serviços adicionais, como ultrassonografias, consultas com especialista e biópsias.

O próximo pilar é “Conscientização e Capacitação” para profissionais de saúde em que são compartilhados vídeos e outros materiais sobre prevenção do câncer de mama. Uma meta adicional é a capacitação de enfermeiros e comunidades de profissionais de saúde.

O último pilar é o “Acompanhamento”, onde um profissional de saúde por cidade acompanha as pacientes com câncer de mama confirmado até serem admitidas em centros de referência (parte do sistema nacional de saúde do Brasil).

E para ler o Relatório Executivo, baixe o PDF e navegue pelos tópicos com os principais resultados da ação.

Ler relatório

O impacto positivo da ação:

Assista ao vídeo abaixo com um resumo das realizações do projeto:

Conscientizando o time Daiichi Sankyo

A iniciativa foi promovida internamente e foram realizadas atividades de engajamento para os colaboradores no escritório administrativo, força de vendas e fábrica, incluindo um almoço especial com açaí, prato típico da região amazônica.

Promovendo a iniciativa entre os funcionários da fábrica da DSBR.